O açúcar em ação
Quando seu filho come um pedaço de chocolate, por menor que seja, e fica um longo período sem escovar os dentes, as bactérias cariogênicas já entram em ação. A cárie é uma doença multifatorial, infecciosa, transmissível e sacarose dependente, ou seja, que depende da ingestão de algum tipo de açúcar para acontecer.
O maior risco de ter cárie não está relacionado com a quantidade de açúcar nos alimentos, mas na frequência em que são consumidos. Essa doença ocorre devido à formação de bactérias na superfície do dente, que produzem ácidos orgânicos e diminuem o pH da saliva. Se a criança ficar sem escovar os dentes por mais de 30 minutos, o pH vai ficar cada vez mais ácido, causando a desmineralização do esmalte dental. O resultado de tudo isso será uma lesão cariosa.
A solução é parar de comer doce?
Não precisa parar de comer doces, só é importante equilibrar a alimentação do seu filho com uma boa rotina de higiene bucal. A orientação de uma dieta saudável também desempenha um papel muito importante no controle da cárie, principalmente no início da vida.
via.sorrisologia