Diversas vezes em nosso convívio social notamos o mau hálito de algumas pessoas, mas como o olfato se adapta rapidamente a qualquer odor constante, o portador de halitose se acostuma com o próprio hálito, não sendo capaz de perceber o seu problema.
Além da questão da saúde geral do paciente há de se observar a questão social. O indivíduo portador da halitose sofre discriminação e é vítima freqüente de distanciamento em sua relação afetiva. A halitose agride as pessoas que convivem com o portador privando-o de uma vida melhor. O mau hálito altera o padrão de comportamento na sua vida social, familiar e de trabalho, levando o paciente a apresentar uma tendência ao isolamento e distanciamento das pessoas queridas.
As causas são na sua enorme maioria de origem odontológica e proveniente comumente de inflamações presentes na gengiva, apenas 1% das causas da halitose está associada a problemas gástricos. O mau hálito pode esconder ainda problemas mais graves. Desta forma o diagnóstico e o tratamento são uma necessidade.
Dr. Douglas Heil CRO/SC 6759
Especialista em Periodontia
Confira outras dicas.