Quando criança, quem nunca tentou fugir do pai e da mãe na hora de escovar os dentes? Talvez, hoje, seja seu filho quem esteja fazendo o mesmo. A diferença é que agora você entende a importância da escovação. Então, que tal transmitir esse aprendizado para ele em forma de carinho?

O cuidado com a saúde bucal deve começar cedo e os pequenos precisam entender o quanto a escovação é importante. Por isso, a ajuda dos pais é essencial nessa fase.

Confira 3 dicas para estimular seu filho a escovar os dentes todos os dias. 

Explique por que a escovação é importante

Use os motivos certos e verdadeiros. Ameaçar e assustar, em vez de trazer o efeito pretendido, pode causar traumas que irão atrapalhar não só a saúde bucal, mas a vida da criança como um todo. Além disso, tudo que é ordem se torna chato e a chance de rejeição é muito maior. Portanto, converse. De uma forma divertida e em tom lúdico, é possível incentivar o aprendizado. Afinal, tudo que se trata de saúde bucal tem que fazer sorrir.

Crie o ambiente adequado

Se a criança já considera a escovação bucal um momento chato, imagine se ainda for difícil? Por isso, entenda que ajustes precisam ser feitos para facilitar. Um banquinho firme para que ela possa sentar na altura da pia ou um copo de água para ajudar no bochecho são algumas mudanças simples que podem contribuir muito a favor da escovação. Além de não haver riscos, o ambiente proporciona autonomia para que ela não dependa dos pais o tempo inteiro.

“Escove” os dentes do brinquedo

Sabe aquele boneco que seu filho adora? Esse brinquedo pode ser o companheiro na hora da escovação. Diga que o combinado é você escovar os dentes dele e depois ele repete o processo no brinquedo. Depois de algum tempo, estimule dizendo que os dentes do brinquedo estão tão limpinhos que agora ele deve fazer o mesmo nele próprio. Não esqueça de sempre parabenizá-lo após o processo.

via.sorrisologia

Comente via Facebook