Ele é a sobremesa principal da páscoa, mas será que essa delícia causa muitas doenças bucais? Confira verdades e mentiras sobre chocolate e a saúde dos seus dentes.

Chocolate estimula a sensibilidade?

Verdade. A sensibilidade dentária é um problema que afeta a polpa do dente. O cenário normalmente acontece quando o esmalte sofre um desgaste, deixando a dentina exposta. Por isso sentimos dor ao mastigar algum alimento quente, gelado, cítrico ou doce, como o próprio chocolate. Se sentir algum desconforto, não hesite em procurar seu dentista para tratar o problema.

Chocolate amargo faz bem para os dentes?

Verdade. Você pode não saber, mas a escolha do chocolate influencia muito na saúde bucal. Os amargos são as melhores opções para o seu sorriso. Eles possuem menos açúcar e oferecem menos ingredientes para as bactérias da boca produzirem o ácido que causa a cárie. Os chocolates sem recheio também são os mais indicados, pois grudam pouco nos dentes e são mais fáceis de serem removidos na higiene bucal. Já os chocolates ao leite e branco são os que contém mais açúcar e gordura. Dê preferência àqueles que colaboram para o bem-estar do seu sorriso.

Chocolate pode causar cárie?

Mito. As pessoas costumam culpar os doces pelo aparecimento de cáries, mas não é bem assim que funciona. O chocolate em si não causa o problema, o problema começa no consumo frequente associado a uma má higiene bucal. Você pode comer chocolate, desde que faça a correta limpeza dos seus dentes. Então, se bateu aquela vontade de comer o doce, não se preocupe. Basta realizar uma boa escovação e não esquecer de passar o fio dental.

Até a próxima.

Fonte: sorrisologia