Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação.

A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

A amamentação está diretamente ligada a benefícios de longo prazo para o desenvolvimento dos bebês.

O alinhamento do queixo dos bebes se desenvolve em relação aos movimentos de sucção para extrair o leite materno que fazem uma mudança de postura na mandíbula para frente e permite o seu correto crescimento, melhorando sua harmonia e função.

Durante o aleitamento, os bebês ficam com os lábios fixos no processo de sucção, realizando assim a respiração correta pelo nariz elevando a língua posicionando a mesma no seu local correto de alojamento.

Vale ressaltar que o leite materno é repleto de anticorpos, fundamentais para a saúde e a resistência do bebê a doenças, por isso é fundamental que a criança o receba como única fonte de alimento até os seis meses. Especialistas, no entanto, sugerem que ele deve continuar até os dois anos ou mais, ou seja, não há limite de idade para a amamentação.

Confira 3 iniciativas na região

1.O Serviço de Apoio à Amamentação da Universidade Federal de Santa Catarina está promovendo ações relativas ao Agosto Dourado, mês de incentivo, proteção e promoção da amamentação.  Uma das ações foi a publicação de uma Curadoria de Eventos relacionada a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2022. Os eventos, promovidos por diversas entidades, acontecerão através de mídias como Instagram e Youtube. Agenda disponível no site da UFSC.

2.O Núcleo de Apoio ao Aleitamento Materno (NAAM) de Balneário Camboriú promove no próximo sábado, 6, das 9h30 às 16h30, a 6ª Hora do Mamaço. O evento é alusivo à campanha Agosto Dourado, que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. O mamaço acontece no mundo todo como uma sensibilização ao ato de amamentar. A ação reforça a importância do envolvimento de diversos protagonistas além das mães, como por exemplo os pais, familiares, amigos e a rede de apoio.

3.Em Criciúma, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, organizou uma programação especial que visa estimular e defender a amamentação como um direito humano que precisa ser respeitado e protegido. No sábado (6), terá o 6º Mamaço no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, com relatos de experiências em amamentação, roda de conversa e captação de doadoras de leite humano. 

Infosvia. noticias.ufsc/ portalmenina/ schoje.news